HUMIDADE, BOLOR E SALITRE

Comprar uma casa a precisar de obras, pode desde logo significar que vamos encontrar problemas relacionados com humidade, bolor e salitre. Estas patologias são, efectivamente, das mais comuns em paredes antigas mas podemos encontrá-las em construções recentes, dependendo da sua origem.

AS CAUSAS

A humidade pode ter causas diversas, mas de forma simplista vamos enquadrá-la em duas tipologias – a que provém de alguma ruptura e a que tem causas naturais. No caso das rupturas, vamos primeiro identificar o ponto de origem e eliminá-lo, e só depois poderemos implementar a solução. Quando as causas são “naturais”, implementamos de imediato a nossa solução.

A SOLUÇÃO

Quando se trata de humidade com origem numa ruptura, o mais provável é que após a sua eliminação baste deixar a superfície secar e pintá-la. Nos casos em que não for possível eliminar a origem (causa), aconselhamos para a humidade, bolor e salitre, uma solução comum. Trata-se de montar de uma estrutura de perfis auto-portantes (canais e montantes com galvanização Z2), nos quais aparafusamos uma placa de gesso cartonado (Knauf), que deve ser protegida por um material isolante instalado entre ela e os perfis (tela PEAD HDPE, ou Xps Topox).

O ACABAMENTO

Tratando-se de uma solução baseada nas placas de gesso cartonado (Knauf), o acabamento será aquele que mais nos agradar, pois estas placas permitem desde pintura, papel, cerâmicas ou outras. Isto também significa que teremos uma integração total no ambiente existente, e por isso após a intervenção é de esperar que nem se perceba que ela existiu.

 

Partilhe esta mensagem

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.