PROTECÇÃO COM BARITA OU CHUMBO

Rolos de Chumbo

E

PORQUÊ PROTEGER CONTRA RADIAÇÕES

Há mais de um século que se conhecem os malefícios das radiações sobre o corpo humano. Decorrente desse conhecimento, sabemos então que se deve evitar a exposição desnecessária dos que trabalham com radiações ou no seu perímetro, bem como o próprio meio ambiente. Um dos perigos mais conhecido é a mutação celular. Torna-se por isso indispensável criar protecção. Então optamos pela protecção com barita ou chumbo.

O QUE SÃO A BARITA E O CHUMBO

Barita é um mineral de sulfato de bário , e o seu nome tem origem no grego barus (pesado). O uso principal centra-se na indústria do petróleo, mas também é usada em outras áreas como a construção civil. Como garante níveis de protecção elevados, conta radiações, então o seu uso é comum em países como o Brasil. Em termos comparativos, a protecção com barita ou chumbo, cai para o lado do chumbo.

Chumbo (do latim plumbum) é um elemento químico de símbolo Pb, e é conhecido desde a antiguidade. O chumbo é bastante pesado, mas macio, maleável e mau condutor de eletricidade. É usado na construção civil, baterias de ácido, em munição, protecção contra raios-X e raios gama, e muitos outros usos. Em relação à barita o chumbo precisa de espessuras muito inferiores, numa relação que vai, em baixas frequências de 1:10, mas atinge 1:40 no caso dos TAC.

USO SOBRE PLACAS DE GESSO

No caso particular das placas de gesso cartonado a escolha, entre protecção com barita ou chumbo, recai sobre o chumbo. Assim, temo-lo disponível em rolos com diversas espessuras e na versão acoplado às placas de gesso cartonado Knauf. Os dados técnicos estão disponíveis para consulta em http://macrofal.pt/knauf-gmbh/

Partilhe esta mensagem

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.