CONFORTO TÉRMICO

A IMPORTÂNCIA DO CONFORTO TÉRMICO 

Por definição, podemos dizer que o conforto térmico é o estado de espírito que expressa a nossa satisfação em relação ao ambiente térmico onde nos encontramos.

Tanto em casa, como nos locais de trabalho, o conforto térmico melhora a nossa qualidade de vida e assegura melhores performances, o que em termos laborais significará maior produtividade. A humidade do ambiente interior, a movimentação da massa de ar, a temperatura das superfícies envidraçadas, das paredes, dos tectos, e dos pavimentos, na envolvência desse espaço são factores a considerar como influenciadores das condições que contribuem para a nossa percepção de conforto térmico. Logo, um isolamento capaz de garantir a inibição de transferências térmicas, e a adequada ventilação, assumem particular importância para atingir resultados eficazes.

SOLUÇÕES DE CONFORTO TÉRMICO

Sabendo-se que necessitamos de aquecimento no inverno e arrefecimento no verão, tanto em edifícios novos como antigos, e que esses edifícios têm um impacto de cerca de 40% no consumo de energia, então é certo que o isolamento térmico se torna num importante factor de poupança de energia. Uma das soluções, com custos económicos acessíveis à generalidade dos mercados e às pessoas em particular, passa pela utilização de placas de gesso cartonado, quer seja em tectos ou paredes, podendo a economia nos custos energéticos atingir até menos 50%. 

Garantir a correcta ventilação, sem alterar radicalmente a temperatura do ar que entra, usando por exemplo unidades de ventilação que expulsam o ar interior através das mesmas caixas por onde entra o ar da rua, e dessa forma permitem manter temperaturas estáveis sem consumir muita energia.

Instalar portas e janelas de boa qualidade, sem nunca descorar a importância dos envidraçados. O mercado oferece-nos múltiplas soluções nessa área e os preços estão ao nosso alcance, e por isso sugerimos que se escolham vidros com protecção térmica e caixilharia com corte térmico.

ALGUMAS PROPOSTAS DE CONFORTO TÉRMICO

Como já se referiu, as placas de gesso cartonado são uma solução acessível, com múltiplas escolhas, sempre flexível e escalável em função dos índices que se pretenderem atingir.

Na página da Knauf – https://www.knauf.pt/prestacoes/eficiencia-energetica/, pode aceder a detalhes relevantes em questões energéticas e na página da Macrofal  -https://macrofal.pt/knauf-gmbh/ temos informação detalhada sobre os materiais, e também pode solicitar esclarecimentos através do email info.macrofal@gmail.com

 

 

Partilhe esta mensagem

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.