Linóleo, Linoleum, Marmoleo ou Marmoleum?
A Macrofal, na qualidade de distribuidor autorizado das principais marcas, vende linóleo e está apta a indicar os métodos de instalação e manutenção, a recomendar instaladores, a fornecer documentação técnica e orçamentar o sistema completo. Podemos encontrá-los com as variantes Linóleo, Linoleum, Marmoleo ou Marmoleum, continuando a tratar-se do mesmo produto.
Afinal o que é o Linóleo
A palavra linóleo, ou linoleum em inglês, designa a tipologia de um revestimento considerado natural. O linóleo é formado por uma base de junta, sobre a qual se espalha uma pasta composta por resina, serradura fina, pó de cortiça, pigmentos e óleo de linhaça.
Marmoleo é o mesmo que Linóleo
Quando se fala de marmoleo, ou marmoleum em inglês, estamos a referir-nos ao linóleo fabricado pela Forbo. Portanto, marmoleo é uma das marcas de linóleo existente no mercado, e cujo fabricante também disponibiliza outras gamas que variam em textura e design.
O Linóleo é Acústico ?
Graças à sua composição, todos os linóleos apresentam melhorias quanto à redução do ruído de impacto. No entanto, a Forbo dispõe de versões específicas com índices de redução até 18dB, como é o caso do Marmoleum Decibel.
Que marcas de Linóleo existem em Portugal ?
Em Portugal além da Forbo onde o Marmoleo é a gama principal, existem a Tarkett com a linha Veneto, e a Gerflor coma gama DLW.
O Vinyl também é um Linóleo ?
Os vinílicos são materiais sintéticos, ao contrário dos linóleos que são quase 100% naturais. Portanto, embora uns e outros se usem como revestimentos, os vinílicos não pertencem à família dos linóleos e a sua composição é completamente distinta.
Devemos usar Vinílicos ou Linóleos ?
Tanto uns como outros são adequados para revestimentos, e em termos de condições de instalação ambos exigem cuidados semelhantes.
Os suportes onde queremos aplicá-los têm de ter as mesmas características, e ambos são resistentes mesmo em áreas de trefego intenso.
A escolha pode ser estética ou apenas consciência ambiental. Nos vinílicos existe uma enorme pegada, enquanto nos linóleos ela é praticamente nula.
Principais diferenças entre Linóleos e Vinílicos?
Basicamente os linóleos são considerados naturais, e os vinílicos são sintéticos.
Os linóleos exigem cuidados de manutenção regulares, e precisam de mais espessura, mas são anti-estáticos por natureza, e têm a capacidade de eliminar fungos e bactérias.
Os vinílicos actuais praticamente dispensam a manutenção. Com menores espessuras podem ter a mesma resistência ao desgaste.
Os vinílicos também podem ser anti-estáticos, mas não o são por natureza.