LINÓLEO, LINOLEUM, MARMOLEO, OU MARMOLEUM ?

   
       
   
   

ONDE COMPRAR LINÓLEO

A Macrofal, na qualidade de distribuidor autorizado das principais marcas, vende linóleo e está apta a indicar os métodos de instalação e manutenção, a recomendar instaladores, a fornecer documentação técnica e orçamentar o sistema completo. Podemos encontrá-los com as variantes Linóleo, Linoleum, Marmoleo ou Marmoleum, continuando a tratar-se do mesmo produto.

 

AFINAL O QUE É O LINÓLEO

 https://profissionais.tarkett.pt/pt_PT/node/Pavimento-de-lin%C3%B3leo:-o-que-precisa-saber-!-3974

A palavra linóleo, ou linoleum em inglês, designa a tipologia de um revestimento considerado natural. O linóleo é formado por uma base de junta, sobre a qual se espalha uma pasta composta por resina, serradura fina, pó de cortiça, pigmentos e óleo de linhaça.

MARMOLEO É O MESMO QUE LINÓLEO

 https://www.forbo.com/flooring/pt-pt/produtos/linoleum/marmoleum-marbled/marmoleum-real/b2xj2j

Quando se fala de marmoleo, ou marmoleum em inglês, estamos a referir-nos ao linóleo fabricado pela Forbo. Portanto, marmoleo é uma das marcas de linóleo existente no mercado, e cujo fabricante também disponibiliza outras gamas que variam em textura e design.

O LINÓLEO É ACÚSTICO ?

 https://www.forbo.com/flooring/pt-pt/produtos/revestimentos-acusticos/marmoleum-decibel/bpsdoa

Graças à sua composição, todos os linóleos apresentam melhorias quanto à redução do ruído de impacto. No entanto, a Forbo dispõe de versões específicas com índices de redução até 18dB, como é o caso do Marmoleum Decibel.

QUE MARCAS DE LINÓLEO EXISTEM EM PORTUGAL ?

Em Portugal além da Forbo onde o Marmoleo é a gama principal, existem a Tarkett com a linha Veneto, e a Gerflor coma gama DLW.

O VINYL TAMBÉM É UM LINÓLEO ?

 Os vinílicos são materiais sintéticos, ao contrário dos linóleos que são quase 100% naturais. Portanto, embora uns e outros se usem como revestimentos, os vinílicos não pertencem à família dos linóleos e a sua composição é completamente distinta.

DEVEMOS USAR VINÍLICOS OU LINÓLEOS ?

 https://www.forbo.com/flooring/pt-pt/ambiente/como-e-feito/pklf02

Tanto uns como outros são adequados para revestimentos, e em termos de condições de instalação ambos exigem cuidados semelhantes.

Os suportes onde queremos aplicá-los têm de ter as mesmas características, e ambos são resistentes mesmo em áreas de trefego intenso.

A escolha pode ser estética ou apenas consciência ambiental. Nos vinílicos existe uma enorme pegada, enquanto nos linóleos ela é praticamente nula.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE LINÓLEOS E VINÍLICOS ?

Basicamente os linóleos são considerados naturais, e os vinílicos são sintéticos.

Os linóleos exigem cuidados de manutenção regulares, e precisam de mais espessura, mas são anti-estáticos por natureza, e têm a capacidade de eliminar fungos e bactérias.

Os vinílicos actuais praticamente dispensam a manutenção.  Com menores espessuras podem ter a mesma resistência ao desgaste.

Os vinílicos também podem ser anti-estáticos, mas não o são por natureza.

Partilhe esta mensagem

2 comments on “LINÓLEO, LINOLEUM, MARMOLEO, OU MARMOLEUM ?”

  1. Elizabett Paulo Aguiar Responder

    Boa tarde. Este tipo de material pode ser usado para paredes com tendência a ter “salitre”? Obrigado

Leave A Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.